Vereadora pede que eventos do Poder Público tenham Libras

Foto: Freepik

Na sessão desta terça-feira (29) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação de autoria de Nina Santin Camello (PP) que pede à Prefeitura jaraguaense que todos os eventos promovidos por ela tenham a presença de intérpretes da Língua Brasileira De Sinais (Libras). A proposta é que as pessoas com deficiência auditiva tenham acesso a tudo o que é feito durante essas ocasiões, bem como acesso às informações repassadas e as interatividades com o público.

Nina ressalta que isso, além de ser uma questão de dignidade das pessoas com deficiência, também é um direito que elas têm. Conforme a Lei Federal 10.436/2022, as instituições públicas e empresas públicas devem garantir atendimento e tratamento adequado aos deficientes auditivos. A vereadora ainda lembra que, em Jaraguá do Sul, também foi aprovada a Lei Municipal que oficializou a Libras na cidade, de autoria de Nina e Jonathan Reinke (Podemos). Segundo essa legislação, o Executivo Municipal deve promover em todas as suas instâncias o uso da Libras como forma de garantir os direitos das pessoas com deficiência.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.

Sessão:

Sessão Ordinária - 29/11/2022