Comandante Arlene participa de sessão e recebe moção de aplauso

Após assumir o 12° Comando Regional da Polícia Militar de Santa Catarina, a coronel Arlene Souza da Silva Villela participou da sessão desta quinta-feira (9) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O Comando é responsável pelo gerenciamento dos batalhões de PM de Jaraguá do Sul, Mafra e São Bento do Sul. Além de se apresentar aos parlamentares municipais e falar sobre os trabalhos que pretende desempenhar à frente da corporação, Arlene recebeu uma moção de aplauso pela trajetória que cursou dentro da instituição.

A moção destaca a ascensão profissional que a coronel teve na PM e o exercício de diversas funções, como chefe da Divisão de Ensino do Centro de Ensino da PM, chefe do Estado-Maior do 12º Comando Regional e secretária de Estado do Desenvolvimento Social. O texto ainda lembra que Arlene chegou a Jaraguá em 1999 e desde lá desenvolveu programas de integração entre a sociedade civil e Polícia Militar e participou da fundação de diversos conselhos comunitários de segurança, passando um período em Florianópolis. Ela é, atualmente, a única comandante no estado e a primeira a chefiar o 12° Comando Regional em Jaraguá do Sul.

Em sua fala durante a sessão, a coronel lembrou que em 2023 completam-se 40 anos das primeiras mulheres na PM e comentou as evoluções que ocorreram de lá para cá, principalmente em relação à tecnologia. Mas também falou sobre a violência contra a mulher, que ainda é um problema com que a PM tem de lidar. Em relação a isso, Arlene ressalta que um dos objetivos é fazer a Rede Catarina de Apoio à Mulher alcançar os seus objetivos e diminuir esses índices.

“Solicitei que os três tenentes-coronéis trabalhassem com a Rede Catarina reforçando a importância desses indicadores e verificar por que nós temos tantas vítimas e como fazer a Rede Catarina alcançar os seus objetivos”, salientou.

A moção, de autoria das vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo), foi aprovada pela unanimidade dos vereadores e entregue a Arlene no plenário da Casa de Leis jaraguaense.

Arlene recebeu a moção e posou para a foto com os vereadores Foto: Tiago Rosário/CMJS

Sessão:

Sessão ordinária - 09/02/2023