Foto: PF/divulgação
O vereador Ronnie Lux (MDB) fez uma indicação legislativa, na sessão desta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, em que pede ao Executivo jaraguaense a realização de um convênio com o Governo Federal a fim de implantar na cidade um posto para emissão de passaportes. A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada à Prefeitura para ciência e avaliação do prefeito Jair Franzner.
Na proposta, Ronnie Lux aponta que Jaraguá é o nono município mais populoso do estado de Santa Catarina, com 193 mil habitantes, segundo a prévia do Censo 2022 divulgada pelo IBGE. Dos 142 postos de atendimento destinados a emissão de passaportes administrados pela Polícia Federal no Brasil, sete deles ficam em Santa Catarina. Um desses pontos fica em Lages, uma cidade menor que Jaraguá, com uma população de cerca de 164 mil pessoas.
Além disso, Ronnie Lux argumenta que a economia jaraguaense é pujante e moderna. A consequência é que, segundo ele, grande parte da população realiza viagens internacionais, seja para turismo ou para negócios. Para retirar um passaporte, o morador do município precisa se deslocar até Joinville ou Blumenau, onde estão os postos mais próximos. Lux acredita que a criação de um local de emissão de passaporte será um grande avanço para a cidade e para a região do Vale do Itapocu.
Sessão: