A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul esteve na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (27) para prestar contas dos dados da pasta durante o último quadrimestre de 2022 e do ano inteiro. Essa foi a primeira audiência pública conduzida pela presidente da Comissão de Saúde do Legislativo jaraguaense, Sirley Schappo (Novo). O secretário da pasta, Alceu Moretti, esteve acompanhado da diretora administrativa, Vanessa Schwirkowsky, da diretora de gestão técnica, Fabiana Conrado, do diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, e da diretora de Assistência primária, Amanda Melo, para apresentar as informações.
Os números trazidos pela equipe mostram que os atendimentos em 2022 seguiram a tendência de crescimento em relação aos anos anteriores. Isso, segundo Alceu, deve-se ao fim do estado pandêmico de Covid-19, que fez com que os atendimentos fossem interrompidos em 2020 e voltassem aos poucos em 2021.
Conforme a prestação de contas, as consultas médicas da atenção primária tiveram um aumento de 14%, já que em 2021 foram 45.666 consultas e em 2022 o número chegou a 52.148. Em 2020 tinha sido de 32.920. As consultas de profissionais de saúde que não são médicos – como técnicos de enfermagem – em 2022 foram 39.126. Em 2021, 26.734 e, em 2020, 17.628. Já os demais serviços como pré-natal, atenção domiciliar, farmácia e saúde mental se mantiveram no mesmo patamar.
Durante a audiência, a Secretaria também ressaltou as ações que foram e estão sendo realizadas para diminuir as filas nas consultas médicas especializadas e em outros procedimentos, que ficaram represadas por conta do coronavírus e agora precisam ser agilizadas. Em setembro de 2022, por exemplo, a Prefeitura jaraguaense publicou o edital de compra de consultas com profissionais como ortopedista, dermatologista, urologista, ginecologista, psiquiatra, entre outros. O Executivo já realizou mais de dois mil procedimentos de exames e pequenas cirurgias em diversas especialidades. Até o final do ano a pasta promete realizar mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias hospitais Jaraguá, São José e Santo Antônio de Guaramirim.
Moretti também salientou o credenciamento de profissionais de odontologia especializada. Serão cerca de duas mil ações adquiridas em 10 especialidades odontológicas e mais de 200 próteses dentárias.
Ainda para dar conta de toda a demanda existente na Saúde, a pasta pretende realizar um novo concurso público em breve, já que poucos profissionais atenderam ao chamado do último concurso público por conta da demora na homologação do certame. Moretti afirmou que, dos 59 convocados, apenas seis se efetivaram no cargo. Os demais, segundo ele, já estavam em outras vagas, em outros municípios. Além disso, o secretário contou que está chamando 42 médicos do processo seletivo realizado pela Prefeitura e disse que pretende estender os horários de atendimento em algumas unidades de saúde para suprir à demanda.
“Nós temos avançado muito em relação às ações, aos serviços, ao crescimento da estrutura da Saúde aqui de Jaraguá do Sul. E estamos sempre à disposição dos vereadores”, salientou o secretário.
A vereadora Sirley destacou que essa foi mais uma audiência realizada no período da tarde e que isso permitiu com que os parlamentares tivessem tempo para dirimir suas dúvidas com a equipe de Saúde, que, segundo ela, vem sempre bem preparada para prestar os esclarecimentos necessários à população.
“O fato de fazermos no período vespertino, e não antes da sessão, torna a audiência mais participativa por parte dos vereadores também. Houve bastantes questionamentos ao final e a equipe conseguiu responder a todos”, frisou.
Audiência: