Foto: Iges-DF
O Sistema Único de Saúde realiza milhares de atendimentos todos os dias em Jaraguá do Sul. Tudo isso é programado e agendado pelas unidades de saúde. O usuário do SUS, ao realizar uma consulta com um clínico geral, recebe requisições para a realização de procedimentos ou de novas consultas com especialistas. Todavia, a vereadora Sirley Schappo (Novo) aponta que há um problema nesse sistema de agendamento. É que muitas dessas consultas ou desses procedimentos demoram algum tempo para acontecer e, no meio do período de espera, os usuários do SUS acabam perdendo a requisição entregue pelo médico, perdendo também o direito de os realizar.
Por conta disso, Sirley fez uma indicação legislativa pedindo que a Secretaria Municipal de Saúde jaraguaense reveja a situação e crie estratégias para que as pessoas não percam mais os atendimentos. Ela afirma que é preciso modernizar os serviços públicos e sugere medidas como a utilização de assinaturas digitais e de scanners para resolver o problema.
“Nós vivemos numa era digital, há a possibilidade de assinatura digital do médico que fez a solicitação, enfim. São várias possibilidades que a minha indicação pede que a Secretaria de Saúde analise”, explicou.
A parlamentar lembra que a pasta de Saúde já atendeu a um pedido feito por ela e pelos vereadores Rodrigo Livramento (Novo) e Jair Pedri (PSD), realizando agendamentos e entrando em contato com os pacientes através de aplicativo de mensagens, o que, para ela, já representa um grande avanço. Agora a vereadora espera que mais essa demanda seja atendida pela Secretaria e as pessoas deixem de perder os atendimentos.
A indicação foi aprovada por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (2) na Câmara Municipal, e enviada ao Executivo para análise.
Sessão: