Vereadoras querem saber qual o custo por aluno na Rede Municipal

Foto: PMJS

O plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou um pedido de informação das vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (PP) na sessão desta terça-feira (7). Nele, as parlamentares solicitam que a Secretaria de Educação levante e envie dados relativos ao custo mensal por aluno da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

As parlamentares querem que as informações sejam discriminadas por período de atendimento, ou seja, quanto custa um estudante no período integral e no meio período. Elas também pedem que sejam discriminados os dados por etapa de ensino, ou seja, no berçário, maternal, pré-escolar da Educação Infantil e nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Além disso, as vereadoras pediram que seja enviado o valor mensal do repasse do Fundeb por aluno.

Sirley Schappo ressalta que em fevereiro deste ano os vereadores jaraguaenses aprovaram a liberação de verba para compra de vagas em creches particulares do município. Na oportunidade, R$ 400 mil foram destinados para compra de matrículas para crianças de 0 a 4 anos de idade. Entretanto, Sirley relata que uma dúvida surgiu na discussão do projeto: a dúvida se as vagas na Rede Particular de Educação eram mesmo mais baratas do que o que é gasto por aluno na Rede Municipal. A vereadora afirmou que a informação é importante para fundamentar as ações do Poder Público Municipal. Para ela, é essencial saber quanto a Prefeitura investe em cada jovem por mês a fim de ter um parâmetro para futuros projetos que cheguem à Casa de Leis.

“Para que nós possamos analisar com mais critérios e inclusive propor indicações ao Executivo para que faça essa parceria público-privada também, quem sabe, no Ensino Fundamental. E toda a informação que nós temos de investimento no Executivo ajuda a Câmara de Vereadores a analisar melhor os projetos”, explicou.

O pedido de informação foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para ciência do prefeito Jair Franzner e da secretária de Educação Emanuela Wolff.

Sessão:

Sessão ordinária - 07/03/2023