Vereador apela por volta da Gerência Regional da Celesc em Jaraguá

Foto: Google Maps

O presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, Luís Fernando Almeida (MDB), está apelando para que o Governo de Santa Catarina reative a Gerência Regional da Celesc na cidade. Uma moção de apelo de sua autoria foi aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira (7) no Legislativo jaraguaense e enviada ao governador Jorginho Mello para que tenha ciência da solicitação.

Na matéria, Almeida lembra que Jaraguá do Sul já teve uma Regional da empresa e que era uma referência para outras unidades catarinenses, mas ela foi fechada para centralizar todas as decisões administrativas na Gerência de Joinville. Com isso, segundo o vereador, a autonomia da gestão jaraguaense na distribuição de energia elétrica também foi perdida e decisões, que eram simples e rápidas de serem tomadas, atualmente, são burocráticas e demoradas. Algumas situações de descaso com os consumidores, inclusive, já foram denunciadas por Almeida na tribuna da Câmara de Vereadores.

“Nós precisamos ter maior eficiência no atendimento ao consumidor, no atendimento às pessoas que recorrem à Celesc com dúvidas e com problemas. Muitas das vezes esses problemas demandam da autorização da Regional que fica em Joinville e, automaticamente, isso causa mais transtornos e demora ao consumidor”, explica.

Almeida afirma que uma Regional em Jaraguá facilitaria muito a vida dos munícipes Foto: Tiago Rosário/CMJS

Conforme relata o parlamentar, o cenário é ainda pior em loteamentos que estão em processo de regularização fundiária, deixando de fornecer eletricidade a centenas de residências, e que há pontos de distribuição sendo utilizados por várias famílias ao mesmo tempo. Por conta disso, ele afirma que a Prefeitura jaraguaense tem feito diversas ações nesses locais que são de responsabilidade da Celesc, “prejudicando o consumidor que acaba pagando duas vezes para ter serviços públicos”.

Todavia, na moção, Almeida aponta que o acesso à energia elétrica é um direito social garantido na Constituição Federal e um dos itens básicos para dignidade humana. Também que a Celesc tem como missão prestar um serviço eficiente no fornecimento de energia exigido pela ANEEL. Ele lembra que a empresa teve um lucro de R$ 52 milhões em 2021, mas argumenta que a instituição não pode apenas visar o lucro e sim servir à população com qualidade.

“Precisamos ter um atendimento mais humanizado aos usuários. E um município igual a Jaraguá do Sul, com os outros municípios no entorno, merece essa Gerência Regional e nós precisamos ter esse reconhecimento do Governo do Estado”, advertiu.

Sessão:

Sessão ordinária - 07/03/2023