Nesta quinta-feira (9) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o capoeirista Fernando Marques recebeu uma moção de aplauso por sua trajetória e suas conquistas no esporte. A homenagem partiu do vereador Jonathan Reinke (Podemos) e foi aprovada em sessão pela unanimidade dos demais vereadores.
Na matéria, o parlamentar lembra que entre 26 e 29 de janeiro de 2023 ocorreu o 11º Campeonato Mundial Aberto de Capoeira Muzenza em Curitiba-PR e que, na competição, Fernando Marques foi campeão na categoria Professores e Instrutores. Além disso, o esportista já conta com um 2º Lugar no Campeonato Paranaense de Capoeira, 1° lugar no Sul-brasileiro da Muzenza em 2006 e 2018, 3º lugar em um campeonato disputado na Polônia em 2018, campeão da Taça Muzenza em 2022 e 2º lugar no evento Capoezade realizado em Itajaí.
Além disso, Fernando desenvolve desde 2014 projetos de aulas de capoeira em escolas e comunidades de Jaraguá do Sul. Para Jonathan, esse tipo de iniciativa é fundamental para incentivar novos talentos em esportes de rendimento.
O capoeirista, em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, contou que é fascinado pelo esporte desde os oito anos de idade, quando iniciou os treinamentos. Fernando relata que o seu objetivo principal era vencer o Campeonato Mundial, conquistado neste ano, e disse estar feliz em dar exemplo aos seus alunos.
“A gente tem que representar bem a capoeira para que as pessoas consigam ver ela sempre como um esporte que faz vidas mudarem. Por exemplo, a minha vida foi mudada pela capoeira. Desde muito novo eu entrei e ela me direcionou”, destacou.
Sessão: