Os vereadores Rodrigo Livramento, Sirley Schappo, ambos do Novo, e Ronnie Lux (MDB) se uniram para fazer duas indicações legislativas que solicitam ao Executivo a implementação de novas políticas públicas para melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jaraguá do Sul. Em primeiro lugar, eles querem que a Secretaria Municipal de Saúde desenvolva um sistema de senha digital por meio do aplicativo Jaraguá na Mão – ou algum outro app – para agendamento de consultas nas unidades.
O sistema funcionaria como uma “fila online” que poderia ser aberta todos os dias no app. Lá o munícipe poderia pegar uma senha antes da abertura da UBS e chegar no local somente no momento em que começassem os atendimentos. Isso, segundo os parlamentares, evitaria que as pessoas tivessem que madrugar em frente aos postos de saúde em busca de vaga para uma consulta.
“Atualmente, vimos vários munícipes na fila de espera em frente às UBSs aguardando a sua abertura para poder retirar uma senha e serem atendidos. Nos dias de hoje e com a tecnologia atual, isso é um absurdo”, adverte o texto da matéria.
Em outra indicação, os vereadores pedem que seja feita a colocação de placas informativas em frente às UBSs descrevendo os critérios de prioridades nas filas, deixando o atendimento mais transparente. A ideia é evitar os fura-filas e as desconfianças de favorecimento a algumas pessoas. Em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, Livramento ilustrou o assunto. Para ele, está na hora de a Administração Municipal jaraguaense começar a utilizar a tecnologia ao seu favor.
“O munícipe chega dentro do posto de saúde. Quando que ele vai ser atendido? Porque a gente, infelizmente, tem casos de fura-fila. O cara está dentro do posto de saúde onde ele desconfia que um munícipe que chega lá, que conhece o médico, que é amigo do vereador, que é amigo do prefeito, seja lá do que, consegue um atendimento facilitado”, explica.
As duas indicações foram aprovadas por unanimidade na sessão desta terça-feira (14) na Câmara Municipal jaraguaense e enviadas ao Executivo para ciência dos pedidos.
Sessão: