A sessão da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul desta quinta-feira (23) foi marcada por homenagens ao Grupo Jacoritaba, que completou 54 anos de existência no dia 1° de março. Foram duas moções de aplauso propostas pelo vereador Jair Pedri (PSD): uma para a entidade em si e outra para o chefe escoteiro Sérgio Luís Franzner, pelos 47 anos dedicados ao Grupo.
Nas moções, Pedri ressalta que o Jacoritaba é mantido por voluntários e oferecido a jovens jaraguaenses de forma gratuita. Ele também afirma que o escotismo é uma grande escola que forma cidadãos de caráter, que desempenham um papel construtivo na sociedade. O parlamentar lembrou que ele e seus filhos já foram escoteiros do Jacoritaba e se disse grato por todo o conhecimento adquirido durante o período.
Pedri ainda destacou que Sérgio Luís Franzner ingressou no Grupo como lobinho e galgou postos na hierarquia da instituição. Todavia, não parou por aí. O vereador lembra que o homenageado chegou a ocupar uma cadeira no Conselho de Administração Nacional da União dos Escoteiros do Brasil e salientou que isso é um orgulho para Jaraguá do Sul.
“Tenho certeza que no Brasil temos poucas pessoas com tanto tempo de dedicação ao mesmo grupo escoteiro. Quem convive com o Sérgio a tantos anos sabe que a comunidade jaraguaense deve não só aplauso, mas também reconhecimento e gratidão por todo o trabalho”, enfatizou.
Em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, Sérgio recordou que o movimento escoteiro no município teve um grande desenvolvimento e que hoje o Jacoritaba conta com cerca de 200 associados. Ele advertiu que é preciso dividir essa homenagem com todos os outros voluntários adultos que ajudam a fazer do Grupo o que ele é atualmente.
“Sem jovens não há escotismo, mas sem adultos também não há escotismo. Então eu divido com todos”, frisou.
Durante a sessão, a presidente do Jacoritaba, Patrícia Nicoluzzi Cunha, usou a tribuna popular para falar sobre as atividades da instituição. Ela é a primeira presidente da entidade neste mais de meio século de vida. Patrícia destacou que o objetivo do Grupo é o de educar jovens para que exerçam papeis ativos na sociedade, com valores éticos, morais e sociais, além de estimular a criatividade e a iniciativa.
“Nossa missão é deixar o mundo melhor, trabalhando em equipe, em contato com a natureza e com a participação de adultos voluntários. Colaboramos de maneira determinante na aquisição de competências para a vida, tais como autonomia, autoconfiança, perseverança, liderança e respeito ao próximo. Habilidades para lidar com a complexidade”, salientou.
As duas moções foram aprovadas pela unanimidade dos vereadores e entregues aos escoteiros no fim da sessão.
Sessão: