Demandas para o transporte público são apresentadas na Câmara

Durante a sessão desta quinta-feira (30) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores fizeram várias solicitações à Prefeitura jaraguaense relacionadas ao transporte coletivo público. Uma delas foi do vereador Jonathan Reinke (Podemos), que pediu a ampliação da quantidade de ônibus em horários de pico. Ele argumenta que, nesses períodos de grande demanda, os ônibus ficam superlotados e muitas pessoas inclusive não conseguem embarcar por conta da falta de espaço. O parlamentar ainda lembra que com a implantação dos terminais de integração, como os da Barra do Rio Cerro e do Garibaldi, a tendência é de aumentar o número de passageiros. Outra alternativa apontada por ele é a adoção de ônibus articulados, que têm maior capacidade.

“Hoje, em determinados horários, os ônibus estão completamente lotados, sendo, portanto, necessário a ampliação da capacidade por meio de implementação de ônibus articulado ou aumento do número de ônibus nesses horários”, explicou.

Ampliação de horários e itinerários também é a reivindicação dos vereadores Nina Santin Camello (PP) e Rodrigo Livramento (Novo), mas especificamente para os bairros Santa Luzia e João Pessoa. Eles fizeram uma indicação pedindo ao Executivo a disponibilização de mais ônibus nos horários de maior movimento para os moradores desses bairros.

Todavia, segundo Livramento, a demanda já está sendo atendida pela Prefeitura. Ele conta que foi ao bairro com a vereadora Nina para ver a situação e verificou que mais ônibus foram disponibilizados. Segundo o parlamentar, há muito tempo os moradores da região pediam por isso.

“Muitas pessoas deixavam de ir de ônibus para ir de carro, e não é isso o que a gente quer. A gente quer que as pessoas andem de ônibus”, ressaltou.

Já o vereador Osmair Gadotti (MDB) solicitou à Administração Municipal a ampliação do horário de atendimento nos guichês da concessionária Senhora dos Campos que ficam no prédio do terminal urbano do Centro, na AV. Getúlio Vargas. A intenção é que os usuários do transporte público consigam abastecer os seus cartões de tickets. Ele afirma que muitos cidadãos trabalham até tarde e não conseguem chegar antes de o guichê fechar.

“Atualmente o horário de atendimento está limitado até as 18 horas, dificultando ao público que trabalha em horário comercial chegar ao local em tempo hábil”, frisa.

Gadotti sugere que o horário seja estendido até as 20h.

Em outra indicação, Nina Santin Camello disponibilize transporte coletivo gratuito no dia da eleição para membros do Conselho Tutelar de Jaraguá do Sul. Esse processo eleitoral será realizado no primeiro domingo de outubro deste ano. A vereadora alega que possibilitar maior participação dos moradores no processo de escola dos novos conselheiros tutelares é fundamental para o exercício da cidadania.

Na última indicação, Nina pede ao Executivo que fiscalize o cumprimento da Lei Municipal n° 8.585/2021, que determina o desembarque de mulheres, pessoas com deficiência e idosos fora dos locais de parada obrigatória pela empresa concessionária do transporte coletivo. Segundo ela, usuários do transporte público têm relatado o descumprimento da lei, afirmando que não conseguem desembarcar onde desejam. Para ela, o Poder Público Municipal precisa realizar uma avaliação completa do serviço para levantar todas as carências.

“Tem que fazer uma análise em todo o transporte coletivo do nosso município”, frisa.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo para análise.

Sessão:

Sessão Ordinária - 30/03/2023