Na sessão desta terça-feira (4) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Rodrigo Livramento (Novo) falou sobre a mobilização que está sendo feita na região para pressionar o Governo Estadual a destinar mais policiais militares para o 14° Batalhão. Segundo o parlamentar, uma ação conjunta está sendo realizada entre os prefeitos, vereadores, 14° Batalhão de Polícia Militar e entidades da sociedade civil para sensibilizar o governador Jorginho Mello sobre a queda no número de policiais ano após ano na região do Vale do Itapocu.
Livramento esteve em alguns municípios para angariar assinaturas de autoridades em um abaixo assinado em prol da causa e afirmou que a recepção está sendo boa, convidando todos a participarem e ajudarem na divulgação.
“Estamos pagando pela nossa eficiência, uma vez que os índices de criminalidade caem, mesmo com a diminuição do efetivo policial. Outras cidades, que não fazem o serviço tão eficiente como nós, acabam recebendo mais efetivo. Só que chegou o momento que não dá mais para aguentar essa situação e nós sermos penalizados pela nossa eficiência. Então é uma ação conjunta solicitando mais efetivo e uma reunião com o governador para sensibilizá-lo em relação a essa pauta”, explicou.
Na semana passada, a Câmara jaraguaense, atendendo a proposição do vereador Jonathan Reinke (Podemos), apelou para que o Governo de Santa Catarina aumente o número de policiais militares em Jaraguá do Sul. A moção com o apelo foi aprovada por unanimidade. Segundo ele, a segurança pública é uma das prioridades do Estado, mas o efetivo da PM está defasado. Segundo informações do Comando-Geral, hoje há cerca de nove mil e seiscentos soldados em Santa Catarina.