Vereador apela por implantação de Divisão de Proteção Animal (DPA)

Na sessão desta terça-feira (18) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Ronnie Lux (MDB) apresentou uma moção de apelo pedindo a implantação de uma Divisão de Proteção Animal (DPA) em Jaraguá do Sul. A moção foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, e ao governador, Jorginho Mello, para ciência do apelo.

O vereador alega que a cidade tem uma demanda muito grande de crimes de maus-tratos contra animais domésticos, que o volume de denúncias é grande e que tem aumentado nos últimos anos. Ronnie Lux destacou que a inauguração de uma DPA da Polícia Civil em Florianópolis foi um avanço no sentido de oferecer serviços qualificados para os catarinenses, mas adverte que a região do Vale do Itapocu também necessita de uma unidade semelhante.

O parlamentar explica que a DPA ainda atuará por meio de ações de prevenção e de educação, atingindo dessa forma a população através da conscientização, um dos pilares do planejamento estratégico da Polícia Civil. A unidade também poderá melhorar as respostas aos crimes de maus-tratos contra animais domésticos e seus desdobramentos, mediante especialização de fluxos com as demais unidades policiais, integrantes da diretoria e parceiros públicos e privados.

Lux frisou ainda que essa divisão também auxiliará a diminuir a alta carga de demandas da Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul, que poderá focar em outros casos que igualmente merecem atenção.