Nesta terça-feira (25) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação de autoria de Nina Santin Camello (PP), Sirley Maria Schappo (Novo) e Jair Pedri (PSD). Na matéria eles pedem que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realize seminário e ações antidrogas na rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, nos termos da lei 7.280, de 16 de dezembro de 2016.
Os parlamentares argumentam que, segundo a lei, a Secretaria de Educação deve realizar, no primeiro semestre do ano letivo, seminário antidrogas para os alunos da rede municipal, objetivando ampliar a conscientização quanto ao uso de entorpecentes.
Nina defendeu a indicação durante a sessão e afirmou que atualmente sabemos que o número de jovens usando drogas e tirando suas vidas é muito grande no Brasil e também em Jaraguá do Sul. Ela ressalta que o objetivo principal da indicação é ter mais diálogo com esses jovens. A vereadora lembra que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) já realiza o programa nas escolas, mas adverte que atualmente a Polícia Militar não tem mais braços suficientes por falta de efetivo para realizar essas ações e por isso o programa deixou de atender a algumas séries. “Hoje o Proerd só atende à 5a série”, relata. Nina afirma que novas drogas estão chegando nas ruas do país e destruindo a vida dos adolescentes e dos filhos de muitos pais e mães, por isso é preciso que o Poder Público seja proativo e inicie o combate antes que seja tarde demais.
A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido.