Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretária de Esporte, Cultura e Lazer apresenta trabalhos na Câmara

COMPARTILHE

A pedido do vereador Ronnie Lux (MDB), a secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Natália Petry, participou da sessão desta terça-feira (2) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. O objetivo foi o de discorrer sobre os trabalhos e dirimir dúvidas referentes aos serviços prestados pela pasta. Na apresentação, Natália destacou que a Secel atua em três eixos principais: equipamentos públicos, programas e calendário de eventos. Em relação aos equipamentos, foram apresentados números referentes ao Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, à Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, ao Museu Histórico Municipal Emílio da Silva, à Casa do Colonizador, ao Museu da Paz, ao patrimônio histórico do município e ao Centro de Artes e Esportes Unificados Mestre Manequinha.

Além disso, foram apresentadas informações sobre as áreas de lazer, academias, parquinhos e quadras de areia, bem como sobre as obras em andamento, como a restauração do Mercado Público e a revitalização do Centro Cultural (Estação Ferroviária). A secretária também falou sobre o Programa Bolsa Cultural e sobre a Bolsa Técnico Cultural, que contempla 15 professores e cerca de 2.000 alunos em atendimento. Natália destacou ainda a importância do Incentivar Talentos, que atende a 364 alunos.

Foram apresentados detalhes sobre a Bolsa Desportiva, que contempla 37 profissionais na modalidade técnico desportivo, bem como o processo de seleção para a Bolsa Atleta e Paratleta, que recebeu 470 inscrições neste ano. Natália ressaltou ainda a importância da infraestrutura adequada, do treinamento, do material esportivo, da fisioterapia esportiva, das taxas em eventos, da alimentação nos eventos e do transporte adequado para o sucesso dos atletas.

Por fim, Natália prestou algumas explicações sobre a Copa do Brasil de Voleibol, realizada em Jaraguá do Sul nos anos de 2020 e 2023. Na primeira ocasião, o investimento por parte da Prefeitura foi de R$ 336.061,94. Já na segunda vez, o valor ficou em R$ 540.184,95. Trazer um evento desse tipo para Jaraguá do Sul não é somente trazer um jogo de alto rendimento para a cidade, mas sim contar com vários benefícios que decorrem dele. “É também ver a cadeia produtiva que está por trás de um grande evento. Durante a pandemia, esses prestadores de serviços foram prejudicados. Foram milhares de famílias, que ganham o seu sustento na promoção de eventos”, destacou.

Pular para o conteúdo