Durante a sessão realizada nesta quinta-feira (18) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Jeferson Cardozo (PL) alertou os demais parlamentares sobre a situação crítica do Arquivo Histórico Municipal Eugênio Victor Schmöckel. O local é responsável por guardar documentos valiosos para a história do município, como mapas, fotografias, discos, documentos pessoais, correspondências, periódicos, documentos administrativos, entre outros, mas, segundo Cardozo, está em condições precárias, com estruturas abaladas e corre risco de não conseguir proteger com eficiência os documentos armazenados.
Para ajudar a preservar a história local e evitar que os documentos desapareçam, Cardozo sugeriu a contratação de estagiários pela Prefeitura jaraguaense a fim de digitalizar os materiais. Segundo ele, os servidores do Arquivo Histórico precisam de ajuda, pois há uma demanda grande de materiais e faltam equipamentos para realizar a tarefa.
O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) fez coro à proposta e destacou que a digitalização dos documentos já foi discutida anteriormente na Administração Municipal, mas os orçamentos para o serviço chegaram a valores exorbitantes, perto dos R$ 9 milhões, o que inviabilizou a ação. Com isso, Cardozo frisou que a contratação de estagiários é uma solução mais viável e econômica para a preservação da história de Jaraguá do Sul.
Almeida se mostrou disposto a conversar com a Administração Municipal para colocar em prática a ideia. Ambos destacaram a importância da preservação dos documentos históricos para as próximas gerações e fizeram um apelo às autoridades para que tomem providências em relação ao assunto.