Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem é criado

Na sessão desta terça-feira (6), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram por unanimidade o projeto de lei que institui o Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem no município. A iniciativa, de autoria do vereador Luís Fernando Almeida, foi feita a pedido da vereadora mirim Bianca Ropelato, que demonstrou toda a sua preocupação com questões ambientais na tribuna do Legislativo.

“Eu me sinto muito feliz e realizada por estar aqui representando a minha comunidade e propondo um projeto que virou uma lei e eu espero que ele dê certo”, destacou a mirim.

O projeto de lei estabelece que o mês de maio de cada ano será dedicado à conscientização da importância da reciclagem em Jaraguá do Sul. Além disso, a data passará a fazer parte do calendário oficial de eventos do município, reforçando o compromisso local com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Durante esse período, devem ser realizados diversos eventos relacionados ao tema, com o intuito de educar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos. O vereador Almeida justificou o projeto citando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que estabeleceu a data para estimular a reflexão sobre a necessidade de práticas sustentáveis. Ao incentivar a reciclagem, ele espera que a cidade possa reduzir os custos com limpeza urbana e combater a poluição, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelas mudanças climáticas globais. O parlamentar ainda lembra que Jaraguá do Sul já possui um projeto de coleta seletiva bem diferenciado, com a distribuição de sacos verdes para o recolhimento de materiais recicláveis.

Durante o Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem, as escolas do município também serão encorajadas a organizar visitas aos centros de reciclagem, a fim de que os estudantes compreendam o processo de separação dos materiais que podem ser reutilizados. Além disso, serão desenvolvidas ações de valorização e estímulo ao uso adequado do “saco verde”, projeto desenvolvido pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

A diretora da Escola Euclides da Cunha, Adriane Ines Grub, onde Bianca estuda, em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, ressaltou que a iniciativa da mirim é muito positiva para toda a comunidade e que espera que os jovens se conscientizem ainda mais com a destinação do lixo produzido na cidade.

“Sempre instigamos e incentivamos nossos estudantes a estarem abrindo o horizonte para esse mundo. Então com certeza é um orgulho muito grande termos hoje a nossa Bianca como vereadora mirim”, salientou.

O projeto de lei foi aprovado por sete votos favoráveis e um voto contrário. Após a sessão o projeto foi encaminhado ao Executivo para sanção.