A Lei municipal 9.339/2023 foi sancionada pelo prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, na manhã desta segunda-feira (12). Ela institui o Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem no município. A iniciativa, de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB), foi feita a pedido da vereadora mirim Bianca Ropelato de 13 anos de idade. Também participaram do ato de sanção, na sede da Administração Municipal, o vereador Almeida, a secretária municipal da Educação, Emanuela Wolff, Bianca e seus familiares.
A partir de agora, o mês de maio de cada ano será dedicado à conscientização da importância da reciclagem em Jaraguá do Sul. Além disso, a data passará a fazer parte do calendário oficial de eventos do município, reforçando o compromisso local com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Durante esse período, devem ser realizados diversos eventos relacionados ao tema, com o intuito de educar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos. As escolas do município também serão encorajadas a organizar visitas aos centros de reciclagem, a fim de que os estudantes compreendam o processo de separação dos materiais que podem ser reutilizados. Bianca sugeriu a criação da lei através de indicação mirim, realizada durante sessão dos jovens parlamentares na Câmara Municipal jaraguaense.
No momento da sanção, Jair Franzner destacou que todas as ações realizadas pelo Executivo Municipal poderão ser trabalhadas em conjunto, unindo esforços de todos os setores públicos municipais a fim de canalizar os esforços de conscientização da sociedade.
“Agora com o Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem, todos os esforços já realizados pela Prefeitura como ações no SAMAE, Fujama e Secretaria de Educação, poderão ser unificados e intensificar a conscientização na nossa cidade”, explicou.
Luís Fernando Almeida lembrou que essa é a segunda vez que uma indicação feita na Câmara Mirim vira lei em Jaraguá do Sul e que isso mostra o quanto os jovens que participam do programa estão antenados com as demandas da população jaraguaense.
“Essa é a segunda vez que uma indicação dos vereadores mirins vira uma lei. E essa articulação entre os vereadores mirins e a Câmara Municipal é de extrema importância para a sociedade”, frisou.
Emanuela Wolff lembrou que é por esse tipo de trabalho que o programa é referência no Brasil inteiro e que isso se reflete na sociedade jaraguaense, com uma cidade consciente de sua cidadania.
“O Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul é referência nacional. Por meio do Programa temos a possibilidade de realizar o letramento político das nossas crianças e adolescentes e demonstrar como é importante o envolvimento de todos na política”, ressaltou.