Requerimento para agilizar atendimentos na Saúde é feito por mirim

Em sessão realizada nesta quarta-feira (21), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul aprovaram um requerimento apresentado por Helena Albuquerque Cardoso. O documento solicita ao secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moratti, o envio de informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para acelerar o tempo de atendimento nos prontos-socorros do município.

O requerimento destaca a importância dos locais como unidades médicas destinadas a atender casos clínicos que envolvem riscos imediatos à vida ou lesões graves. Além disso, ressalta que esses serviços são os únicos no município que permanecem abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que faz com que sejam procurados pelos munícipes mesmo em situações em que não há risco imediato de vida ou lesões graves.

De acordo com o texto do requerimento, os prontos-socorros utilizam uma tabela de classificação de risco de vida para determinar a prioridade dos atendimentos. No entanto, ela aponta uma demora significativa no atendimento dos munícipes que procuram essas unidades de saúde.

Helena destacou a importância de agilizar o tempo de atendimento nos prontos-socorros para garantir uma assistência mais eficiente à população. Ela ressaltou que a demora no atendimento pode prejudicar a qualidade dos cuidados prestados e agravar os quadros de saúde dos pacientes.

A solicitação feita visa obter informações detalhadas sobre as providências que estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde para enfrentar esse problema. Helena espera que o secretário Alceu Gilmar Moratti forneça esclarecimentos sobre as ações em andamento para melhorar o tempo de atendimento nos prontos-socorros municipais.

A partir dessas informações, os vereadores mirins pretendem acompanhar de perto as medidas adotadas e buscar soluções para garantir um atendimento mais ágil e eficiente aos munícipes que necessitam dos serviços de urgência e emergência oferecidos pelos prontos-socorros de Jaraguá do Sul.

A expectativa é que o requerimento aprovado estimule ações por parte das autoridades responsáveis, visando aprimorar o sistema de atendimento e assegurar a melhoria contínua da assistência médica oferecida à população jaraguaense.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para ciência.