Na manhã desta quinta-feira (22), durante uma sessão na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação de Nina Santin Camello (PP) que pede que a Prefeitura viabilize ações de prevenção à febre maculosa e controle do acesso de capivaras em espaços públicos, especialmente no Parque Linear Via Verde.
Segundo a parlamentar, só neste ano já ocorreram seis mortes em Campinas-SP e foram registrados outros casos de febre maculosa em outras cidades do país. Ela lembra que a doença é transmitida pelo carrapato estrela e que um de seus principais hospedeiros é a capivara. A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada do carrapato-estrela.
“Temos em nossa região muitas capivaras. Elas estão nas encostas dos rios, em parques e espaços públicos”, alertou Nina.
Ela ainda lembrou que o vereador Osmair Gadortti (MDB) já trouxe o assunto para a Casa de Leis. Na época, ele apelou à Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) e à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, juntamente com o Ministério Público de Santa Catarina, para que promovessem um projeto para viabilizar o controle da proliferação desenfreada de capivaras em Jaraguá do Sul. Segundo Gadotti, essa é uma reivindicação dos agricultores jaraguaenses que esperam uma solução do Poder Público para conseguir cessar os prejuízos que vêm sendo causados pelos animais em suas lavouras.
A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do apelo.