Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador mirim destaca o Dia do Orgulho LGBT em sessão mirim

COMPARTILHE

Na manhã desta quarta-feira (28), durante sessão mirim realizada na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador mirim Cauã Machado usou a tribuna da Casa de Leis para lembrar que neste dia 28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Ele afirmou que a data é muito importante para uma comunidade ainda muito reprimida, que sofre muitos preconceitos, mas que nunca parou de lutar. Também ressaltou que a oportunidade de se manifestar e se reunir para celebrar esse Dia é fruto da luta de muitas pessoas que atuaram para que a representatividade homoafetiva fosse respeitada.

O Dia do Orgulho LGBT tem origem na “revolta de Stonewall”, um movimento que ocorreu em 1969, no Stonewall Inn, um famoso bar gay de Nova York. Na época, as relações entre pessoas do mesmo sexo eram criminalizadas na maioria dos estados americanos. Após uma batida policial violenta no bar, a comunidade LGBT reagiu, realizando manifestações nas ruas por seis dias consecutivos. Esse evento impulsionou o ativismo pelos direitos LGBT, resultando na primeira Marcha do Orgulho Gay em 1970 e no surgimento das paradas LGBT em todo o mundo.

Cauã salientou que a data é importante e representativa para aqueles que sofrem todos os dias com a homofobia. Ele também lembrou que no último domingo, 25 de junho, o Grupo de Apoio LGBTQIA+ de Jaraguá do Sul realizou a segunda edição do Dia do Orgulho LGBTQIA+ no Parque Municipal Via Verde. Segundo os organizadores, o evento reuniu cerca de três mil pessoas e contou com apresentações artísticas como dança, música, teatro e representantes de organizações da sociedade civil apoiadoras da causa.

“Todos esses eventos podem parecer desnecessários para alguns, mas muito pelo contrário. É algo muito importante, afinal todos querem se sentir bem como são, com quem amam do lado e sem sentir medo dos comentários. Não é crime amar”, destacou.

Evento na Via Verde reuniu três mil pessoas no domingo Foto: divulgação
Pular para o conteúdo