Casa para mulheres vítimas de violência ganha terreno da Prefeitura

Na sessão desta quinta-feira (29) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a vereadora Nina Santin Camello (PP) relatou que o prefeito jaraguaense, Jair Franzner, anunciou a assinatura do documento de doação de um terreno para a construção da Casa Izabel, um local que acolherá e atenderá mulheres vítimas de violência doméstica. O anúncio ocorreu durante um congresso da Rede Feminina de Combate ao Câncer na última terça-feira (27).

A Casa Izabel será administrada voluntariamente pela Associação Beneficente Novo Amanhã, comunidade terapêutica que desde 1998 vem atuando na cidade auxiliando na recuperação de dependentes químicos e agora se propõe a esse novo desafio de trabalhar com o público feminino. Além de fornecer abrigo, o projeto também poderá oferecer atendimento psicológico, orientação jurídica e assistência social, visando a recuperação, o fim do ciclo de violência e a reintegração plena dessas mulheres na sociedade.

Na sessão do último dia 27 de junho, Nina, a vereadora Sirley Schappo (Novo) e o vereador Osmair Luiz Gadotti (MDB) fizeram uma indicação legislativa pedindo que o Executivo viabilize a doação de imóvel à Associação Beneficente Novo Amanhã para instalação da Casa Izabel.

Nina adverte que a necessidade de um abrigo para mulheres vítimas de violência ficou ainda mais urgente após o fechamento da Casa da Mulher em Guaramirim. A entidade que sedia a residência pediu o imóvel de volta. A vereadora frisa que o setor de Serviço Social de Jaraguá do Sul encaminhava mulheres vítimas de violência para essa Casa da Mulher, mas que agora não tem mais essa opção.

Para Nina, a iniciativa anunciada pelo prefeito Franzner representa um avanço significativo no enfrentamento à violência contra as mulheres na cidade e na região.

“A gente sabe que o número de mulheres em situação de violência vem aumentando todo dia e nós precisamos o quanto antes desse olha especial para elas”, ressaltou.