Vereador apela por manutenção e criação de colégios militares em SC

Na sessão desta quinta-feira (20) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de apelo apresentada pelo vereador Luís Fernando Almeida (MDB). Nela, o parlamentar solicita ao Governo de Santa Catarina que mantenha as escolas militares existentes no estado e dê agilidade na implantação de um Colégio Militar em Jaraguá do Sul.

Almeida destaca a importância das escolas cívico-militares na gestão educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação tanto do corpo docente das escolas quanto do apoio dos militares. Ele adverte que o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, criado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, teve sua implementação suspensa pela atual gestão do Governo Federal. Ele cita a afirmação do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que defendeu que a implementação de escolas cívico-militares deve ser tratada pelos governos estaduais, não cabendo ao Ministério da Educação (MEC) a responsabilidade pelo programa.

Considerando a simpatia do atual Governo do Estado de Santa Catarina pela implantação do programa, Luís Fernando Almeida destaca a importância de manter os quatro colégios da Polícia Militar já existentes no estado e ampliar o programa para beneficiar mais estudantes.

O vereador lembrou que já havia solicitado anteriormente, durante o governo Moisés, a prioridade para a criação da primeira Escola Militar em Jaraguá do Sul, por meio de uma Moção de Apelo em 2022. Ele ressaltou que o modelo educacional das escolas militares difere das demais escolas da rede pública ou particular, seguindo as diretrizes das polícias militares estaduais ou das Forças Armadas. O parlamentar ainda ressalta que o modelo educacional das escolas cívico-militares tem como objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, com ênfase nos valores de patriotismo, disciplina e responsabilidade.

“E que possamos, quem sabe, instalar essa escola militar em alguma estrutura de escola estadual, pois irá facilitar e dar celeridade à implantação e colocar em prática”, afirmou.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao governador Jorginho Mello para ciência do apelo.