Audiência pública vai discutir acessibilidade aos deficientes auditivos

Uma audiência pública será realizada, em setembro, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul para debater a inclusão social e a garantia de acessibilidade à pessoa com deficiência auditiva. O requerimento é do vereador Jeferson Cardozo (PL), que protocolou na Casa de Leis um projeto que estabelece a obrigatoriedade da inserção do intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os eventos de inciativa privada abertos ao público em espaço aberto ou confinado.

Todavia, a matéria gerou controvérsias entre as entidades que iriam ser afetadas pela medida e, por conta disso, o autor retirou o projeto de tramitação para realizar a audiência e ter novas perspectivas sobre o assunto. Segundo Cardozo, o objetivo agora é convidar para a discussão os donos de empresas que lidam com eventos, os surdos, líderes de igrejas, autoridades municipais e toda a população que queira participar da construção de um novo projeto de lei que atenda as expectativas de todos os setores.

“Vamos ouvir a sociedade, vamos ouvir a todos que têm vontade de querer ajudar”, ressalta.

O presidente do Legislativo, Luís Fernando Almeida (MDB), também destacou que essa será uma chance de todos chegarem a um denominador comum. Ele afirma que vai conversar com os vereadores e entidades para agendar uma data específica no mês de setembro para que a audiência seja realizada, porém já adianta que o evento deve ocorrer no período da noite para que todos os interessados possam participar.

“Tudo aquilo que foi para construção, com o diálogo, com o respeito a todos, independente se são a classe dos surdos, das igrejas ou dos eventos. Nós enquanto Câmara de Vereadores temos a obrigação de fomentar debates iguais a esse”, ressaltou.

Ele também lembrou que o Poder Legislativo já possuí interprete de Libras em todos os materiais da Casa de Leis como, por exemplo, materiais produzidos pela TV Câmara, audiências públicas, sessões solenes e itinerantes e atendimentos da Procuradoria da Mulher.

O professor, Paulo Sérgio Praxedes, em entrevista à TV Câmara, alertou para a falta de intérpretes em alguns eventos e demais atividades realizadas no município. Segundo ele, quando os eventos não possuem intérpretes de Libras, as pessoas surdas passam por dificuldades e ficam sem entender os acontecimentos.

“O surdo vai nos locais e tem essa barreira. Não tem intérprete. A gente está lá, mas fica sem entender o que está acontecendo”, frisou.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e a audiência terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Jaraguá do Sul.