Indicação pede estudo de viabilidade de auxiliar de sala no maternal

Na sessão desta quinta-feira (17) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação da vereadora Cida (Novo). Nela, a parlamentar solicita que o Executivo Municipal, através da secretaria competente, faça estudos de viabilidade do cargo de auxiliar de sala para atuar junto aos professores regentes das turmas de maternal dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

A justificativa apresentada pela vereadora destaca a necessidade de ampliar o suporte educacional nas turmas de maternal da Rede Municipal de Educação. Atualmente, segundo ela, a presença de apenas um professor por turma tem sido apontada como um desafio para garantir um ambiente de aprendizagem eficaz às crianças em seus primeiros anos de vida.

Cida ainda argumenta que, durante essa fase inicial de desenvolvimento, as crianças passam por um período crucial de crescimento cognitivo, emocional e social. Por isso, a influência do ambiente escolar é fundamental para a formação desses indivíduos em formação.

“Ao trazer um Auxiliar de Sala para as turmas de maternal, a instituição educacional estará mais bem equipada para assegurar o pleno exercício dos direitos de todas as crianças, enquanto também viabiliza a maximização do potencial de cada uma delas. A medida proposta não apenas enriquece o processo educacional, mas também cria um ambiente mais propício para o desenvolvimento integral da criança”, destacou.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido.