Vereador pede programa de estágio em psicologia nas escolas

Na sessão desta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de autoria do vereador Ronnie Lux (MDB). A moção apela ao Executivo Municipal para que sejam realizados estudos no sentido de implementar um programa de estágio de psicologia em parceria com as universidades locais, visando atuar nas escolas municipais.

A justificativa de Ronnie destaca a importância de implantar nas escolas municipais um programa de acompanhamento dos estudantes, realizado por estagiários do curso de Psicologia das universidades da cidade. Este programa tem como objetivo identificar situações em que os estudantes necessitem ser encaminhados a psicólogos.

O parlamentar afirma que crianças e adolescentes frequentemente enfrentam desafios emocionais e psicológicos, como estresse, ansiedade, depressão, problemas de relacionamento e problemas familiares. Por conta disso, um programa de acompanhamento poderia desempenhar um papel crucial na identificação precoce desses problemas, antes que eles se agravem.

“O acompanhamento psicológico vai além da resolução de problemas, pois busca promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos estudantes. Os estagiários de psicologia podem oferecer apoio emocional e orientação para que os estudantes desenvolvam habilidades de autoconhecimento. Além disso, desempenharão um papel fundamental na triagem e no encaminhamento deles para profissionais de saúde mental, como psicólogos, avaliando a gravidade dos problemas e encaminhando os casos mais complexos para atendimento especializado”, enfatiza Lux.

O vereador ainda lembra que a presença de estagiários de psicologia também pode ajudar a reduzir o estigma em torno das questões de saúde mental. Para ele, quando os estudantes percebem que a universidade se preocupa com seu bem-estar emocional e que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, eles se sentem mais inclinados a buscar apoio quando necessário.

Além disso, o programa ofereceria uma oportunidade valiosa para os estudantes adquirirem experiência prática, fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades profissionais. A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do apelo.