Vereador pede rotas alternativas para aliviar congestionamentos

Na sessão desta terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, foi aprovada uma indicação apresentada pelo vereador Luís Fernando Almeida (MDB). A indicação solicita que o Executivo Municipal inicie um programa de divulgação das rotas alternativas disponíveis para os motoristas, com o objetivo de incentivar o seu uso, especialmente durante períodos de congestionamento no município.

A matéria visa solucionar uma questão persistente no município de Jaraguá do Sul: o congestionamento nas principais vias, principalmente durante os horários de pico. Almeida enfatiza que, embora esses congestionamentos sejam uma realidade constante, há estradas alternativas que podem aliviar significativamente esses problemas e tornar a locomoção mais eficiente.

O parlamentar ressalta que a implantação deste programa não apenas aprimoraria a mobilidade do município, mas também demonstraria o comprometimento da Prefeitura em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover a sustentabilidade. Para ele, ao incentivar o uso de rotas alternativas, a Administração Municipal pode reduzir a sobrecarga nas vias principais, diminuindo o tempo gasto no trânsito e as emissões de poluentes.

“Jaraguá do Sul é cercada por morros, tem dois rios que cortam a cidade, é uma cidade que teve suas edificações ao longo do tempo sem ter uma projeção de crescimento e a cidade cresceu. Nós não temos como implantar vias novas de circulação, então nós precisamos ter outras alternativas”, explicou Almeida.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido.