Vereador apela por prevenção de afogamentos em rios

Na sessão desta terça-feira (3) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de autoria de Osmair Luiz Gadotti (MDB) que pede ao Executivo e à Secretaria de Educação que promovam ações de orientação e prevenção em sala de aula, com alunos e pais, como medida de evitar afogamentos, preservando vidas e evitando sofrimentos de familiares. A moção visa promover a conscientização sobre os perigos de afogamentos em áreas de lazer, tanto para jovens quanto para seus pais.

A matéria ressalta a peculiar geografia da cidade, que é banhada por dois rios, ribeirões e lagos, tornando esses locais atrativos para atividades recreativas, especialmente durante o verão. Gadotti destaca a importância de orientar a população sobre os riscos presentes nesses ambientes, ressaltando que, apesar de aparentemente seguros, muitos deles podem apresentar profundidades e características traiçoeiras desconhecidas pelos frequentadores.

A justificativa da moção destaca a proximidade do verão como um fator que aumenta a procura por essas áreas de lazer com água, principalmente por crianças e adolescentes. O vereador expressa preocupação com o fato de que muitos deles frequentam esses locais sem o conhecimento ou consentimento de seus pais, colocando-se em situações de risco de afogamento devido à falta de orientações e conhecimentos básicos de segurança.

A moção foi aprovada por unanimidade e encaminhada à secretária municipal de Educação, Emanuela Wolff, e ao gerente regional de Educação, Leopoldo Diehl Filho.