Na manhã desta terça-feira (17), os vereadores de Jaraguá do Sul promoveram uma sessão itinerante no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, localizado nas dependências do Parque Municipal de Eventos. A iniciativa, que teve como objetivo homenagear o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso, foi proposta pela vereadora Nina Santin Camello (PP) e pelos vereadores Jair Pedri (PSD) e Luís Fernando Almeida (MDB).
Durante a sessão, foram realizadas diversas homenagens destacando a importância e contribuições de personalidades e instituições que têm se dedicado ao bem-estar e à valorização da terceira idade.
Como a moção do vereador Luís Fernando Almeida que manifesta aplausos ao senhor Ulrico Müller e à senhora Maria dos Anjos, reconhecendo suas jornadas como testemunhos vivos de resiliência, compreensão e perseverança. A moção destaca as significativas contribuições do casal para o município e suas experiências acumuladas ao longo dos anos, ressaltando que suas histórias são fontes de inspiração para toda a comunidade.
A segunda moção de autoria de todos os vereadores jaraguaenses, manifestou aplausos à Associação dos Grupos da Terceira Idade (AGTI) pelos 25 Anos de Existência. Fundada em 1998 e reconhecida de utilidade pública em 2011, a AGTI tem desempenhado um papel fundamental na promoção da inclusão social de pessoas idosas nas atividades culturais, esportivas e de lazer, segundo os parlamentares. A moção destaca ainda a abrangência da AGTI, que engloba 33 grupos em diversos bairros da cidade, contando com mais de 400 pessoas, entre coordenadores e voluntários, dedicadas a atender aproximadamente 3.000 idosos.
Outra moção de aplauso, também de autoria de todos os vereadores, foi destinada à equipe técnica do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Habitação. Reconhecendo a importância do trabalho realizado de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, a iniciativa ressalta o compromisso da equipe em proporcionar oportunidades e facilidades para a preservação da saúde física e mental dos idosos. Segundo os autores, o Centro de Convivência desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de atividades que visam fortalecer vínculos, promover a convivência comunitária, oferecer apoio, acolhida, reflexão e integração para os idosos, contribuindo para um envelhecimento saudável e digno.