Aprovada criação de Banco Municipal de Materiais Ortopédicos

Na sessão realizada nesta terça-feira (31), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou o projeto de lei apresentado pelo vereador Ronnie Lux (MDB) que cria o Banco Municipal de Materiais Ortopédicos na cidade. O projeto tem como objetivo oferecer, mediante empréstimo, uma variedade de equipamentos como cadeiras de rodas e de banho, muletas, andadores, camas hospitalares, tipoias, bengalas, próteses e outros dispositivos para pessoas com mobilidade reduzida temporária ou permanente.

Segundo o texto da matéria, o Banco será abastecido por meio de doações provenientes tanto de pessoas físicas e jurídicas quanto de órgãos governamentais. Campanhas para arrecadação desses materiais serão promovidas em parceria com empresas locais, com o intuito de ampliar o estoque do Banco, que vai priorizar o atendimento daqueles que comprovadamente não possuem condições financeiras para adquirir esses equipamentos.

Ronnie Lux justificou a proposta salientando a necessidade de atender a população economicamente desfavorecida, garantindo o acesso a materiais ortopédicos essenciais para pessoas com condições de mobilidade reduzida. O parlamentar ressaltou que muitas pessoas carentes necessitam desses materiais, mas frequentemente não têm condições de adquiri-los. Além disso, indivíduos que possuem esses equipamentos em desuso terão um local específico para realizar suas doações.

O vereador reforçou a importância da realização de campanhas de doação para abastecer o banco, possibilitando que esses materiais sejam úteis para aqueles que realmente necessitam, gerando um ciclo de solidariedade e apoio mútuo dentro da comunidade.

O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção.