Marcatto Chapéus é homenageada pelos 100 anos de história

Na sessão desta quinta-feira (9) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores Nina Santin Camello (PP) e Jair Pedri (PSD) apresentaram uma moção de aplauso à empresa Marcatto Chapéus pelos 100 anos de atuação no município. A moção reconhece a trajetória e os resultados alcançados pela empresa ao longo desse período.

Fundada em 1923, a Marcatto se consolidou no mercado de chapéus e, buscando o aprimoramento de suas atividades, diversificou seus produtos, passando a produzir bonés, biquínis e roupas esportivas para atender às necessidades e tendências do mercado. Atualmente, é a maior fabricante de chapéus da América Latina e possui mais de 5 mil lojistas revendendo seus produtos.

Durante a sessão, a vereadora Nina destacou a história da empresa, que teve início quando o casal Cristina e João Marcatto chegaram da Itália em Jaraguá do Sul. Eles começaram a construir seu império fabricando chapéus de palha, contando apenas com uma prensa e uma máquina de costura. A partir da década de 80, a empresa iniciou uma nova dinâmica empresarial e, em 2010, montou uma unidade de confecção para produzir biquínis e roupas esportivas.

“A Sociedade Jaraguaense tem muito a agradecer a Família Marcatto e a todos os seus colaboradores, por tudo o que tem proporcionado em prol do desenvolvimento do nosso Município e Estado, bem como na geração de empregos, de impostos e contribuindo muito para o crescimento em todos os sentidos”, ressaltou.

Ao final da sessão, a moção foi entregue ao empresário Gilberto Oscar Marcatto pelos vereadores em reconhecimento à trajetória da instituição.