Legislativo concede títulos de Cidadão Honorário e Benemérito

Na noite desta terça-feira (14), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou uma sessão solene para conferir títulos de Cidadão Honorário e Benemérito a destacados membros da comunidade jaraguaense. O Cidadão Honorário é conferido aos homenageados nascidos fora de Jaraguá do Sul. Já o Cidadão Benemérito são para pessoas que nasceram no município. As duas honrarias são concedidas pelos vereadores a pessoas que praticaram atos de relevância em favor da população jaraguaense. Essas honrarias, além de reconhecerem contribuições notáveis, desempenham um papel crucial no fortalecimento dos laços sociais que unem a sociedade.

A solenidade foi marcada pela presença de autoridades, incluindo José Aranha Pacheco, juiz de Direito e Diretor do Foro, coronel Arlene Souza da Silva Villela, comandante da 12ª Região de Polícia Militar, e o promotor de Justiça, Dr. Aristeu Xenofontes Lenzi, que testemunharam o momento.

Os homenageados da noite foram indicados pelos vereadores, que reconheceram suas notáveis contribuições para o bem-estar e desenvolvimento da comunidade. Eis os agraciados e seus respectivos títulos:

Acacio Roberto Dalsochio: título de Cidadão Benemérito, indicado pelo vereador Ronnie Lux;

Célio Bayer: título de Cidadão Honorário, indicado pelo vereador Rodrigo Livramento;

Dr. Luiz Carlos Bonilauri: título de Cidadão Honorário, indicado pelo vereador Ademar Braz Winter;

Gerd Edgar Baumer: título de Cidadão Honorário, indicado pelo vereador Anderson Kassner;

Irineu Krutzsch: título de Cidadão Benemérito, indicado pelo vereador Jeferson Cardozo;

Ivete Lombardi: título de Cidadã Benemérita, indicada pela vereadora Sirley Schappo;

Jonathan Marcos Garcia (in memoriam): título de Cidadão Benemérito, indicado pelo vereador Osmair Gadotti;

Margot Adelia Grubba Lehmann: Título de Cidadã Benemérita, indicada pelo vereador Jair Pedri;

Miguel Francener: título de Cidadão Honorário, indicado pela vereadora Nina Santin Camello;

Elemar Baumann: título de Cidadão Benemérito, indicado pelo vereador Jonathan Reinke.

A entrega desses títulos não apenas celebra as realizações individuais desses notáveis cidadãos, mas também fortalece o senso de comunidade e inspira outros a contribuírem para o progresso contínuo de Jaraguá do Sul.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Fernando Almeida, ressaltou que os homenageados são homens e mulheres que se comprometeram em conscientizar os cidadãos sobre o papel de cada um na sociedade, transformando o meio em que vivem através das escolhas certas e da mobilização em torno de objetivos comuns. Para ele, são pessoas que, pelo exemplo e pela prática, constroem uma jornada digna a ser seguida por todos os seres humanos.

“A vida nos tem ensinado que o mérito não vem por acaso. As pessoas podem receber um dom superior, mas em todos os casos as vitórias são frutos de muita persistência, empenho pessoal, planejamento de ações diárias firmes e bem coordenadas, seguidas de pequenas, mas contínuas conquistas, até a obtenção de um objetivo maior”, destacou.