Aprovada criação de Galerias Históricas na Câmara Municipal

Na sessão desta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma resolução que visa reconhecer e registrar a contribuição significativa de homens e mulheres na história do Poder Legislativo Municipal. A autoria da resolução é dos vereadores Luís Fernando Almeida (MDB), Nina Santin Camello (PP) e Sirley Maria Schappo (Novo). A resolução aprovada estabelece a criação de três Galerias Históricas: a Galeria Lilás, a Galeria dos Ex-Presidentes da Câmara de Vereadores e a Galeria dos Ex-Presidentes da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul.

A Galeria Lilás será dedicada ao reconhecimento e registro histórico das mulheres titulares do cargo de vereadora no município. Cada vereadora mulher ocupante titular terá direito a um espaço na galeria, com afixação de uma fotografia oficial e uma breve descrição do período em que ocupou a vereança.

A Galeria de Ex-Presidentes, já existente, é um espaço físico dedicado ao registro histórico do trabalho dos ex-presidentes titulares da Câmara de Vereadores. E a Galeria dos Ex-Presidentes Mirins será destinada ao registro e reconhecimento do trabalho realizado pelos ex-presidentes da Câmara Mirim. Todos terão o direito a um espaço na galeria, com afixação de uma fotografia oficial e uma breve descrição do período em que ocupou a presidência.

A justificativa para a criação das Galerias dos Ex-Presidentes e Lilás é clara: promover o reconhecimento da diversidade e valorizar a contribuição tanto de homens quanto de mulheres na história do Poder Legislativo Municipal. Segundo os autores, essa iniciativa busca fortalecer o sentido de pertencimento à comunidade e inspirar as futuras gerações a participarem ativamente na construção da democracia local.

Além disso, eles argumentam que criação da Galeria Lilás não apenas reconhece a importância das mulheres na vida política, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e representativa. Essa medida também reflete o compromisso da instituição com a promoção da igualdade de gênero e a construção de um ambiente político mais diversificado e enriquecido pelas experiências e perspectivas das mulheres.

Além disso, a resolução prevê a criação de uma placa com a fotografia do atual presidente da Câmara de Vereadores, que será exposta nas dependências da sede do Poder Legislativo Municipal. Essa iniciativa visa informar aos munícipes visitantes sobre a gestão em curso, promovendo transparência e prestação de contas.