Presidente da Câmara de Vereadores presta contas no Cejas

Na noite desta quarta-feira (13), o presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Luís Fernando Almeida (MDB), esteve no auditório do Centro Empresarial do município (Cejas) para prestar contas de seu mandato à frente da instituição em 2023. O evento contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito jaraguaense, Jair Franzner, a presidente da Acijs, Ana Clara Franzner Chiodini, a tenente-coronel Arlene Villela, o tenente-coronel João Carlos Kuze e o delegado de Polícia Civil Eric Uratani.

Durante sua explanação, Almeida destacou os esforços empreendidos para modernizar o Legislativo local, ressaltando a implementação de um novo Regimento Interno que proporcionou maior transparência e segurança jurídica aos processos legislativos. Entre os pontos altos de sua gestão, o presidente enfatizou a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os eventos, assim como a transmissão ao vivo pela internet de todos os processos licitatórios, visando ampliar a participação cidadã.

Almeida também elencou os projetos desenvolvidos ao longo das 93 sessões realizadas no órgão, abrangendo áreas cruciais para a comunidade. Destacam-se investimentos expressivos em Educação, totalizando R$ 250 milhões, Obras com R$ 181 milhões e Saúde com R$ 43 milhões.

Além disso, foram implementados projetos significativos para a regularização fundiária, assegurando moradia a diversas famílias, e para os direitos das mulheres. Um projeto de lei aprovado trouxe a garantia da presença de acompanhantes para mulheres durante consultas, exames e procedimentos que envolvam sedação ou anestesia. A estruturação da Procuradoria da Mulher foi outra ação destacada como parte do compromisso com o atendimento qualificado.

A criação da Escola do Legislativo Vereador Professor Balduino Raulino foi citada como o reflexo do empenho em qualificar servidores e lideranças políticas. Almeida frisou que, na área de comunicação, novos projetos foram implementados, incluindo o “Pré-sessão”, “Fala Vereador”, “Câmara Informa” e “Comunidade em Foco”, visando aproximar ainda mais a Casa de Leis da população e fortalecer o diálogo entre representantes e representados.

O presidente encerrou sua apresentação reafirmando o compromisso com a transparência, participação cidadã e o contínuo progresso do município por meio do trabalho legislativo.