Aprovado requerimento para ouvir equipe de combate à dengue

Na sessão realizada nesta quinta-feira (8) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, foi aprovado por unanimidade um requerimento crucial para a saúde pública do município. O requerimento solicita a presença da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde para discorrer sobre as estratégias de combate à dengue na região.

A justificativa para a solicitação ressalta a importância vital de enfrentar a doença, uma preocupação de saúde pública recorrente que afeta diversas regiões do estado. O combate à dengue é uma tarefa complexa que vai além da simples vigilância e controle do vetor. Envolve também ações educativas em saúde, mobilização comunitária e coordenação interinstitucional. Nesse sentido, a perspectiva técnica da Secretaria Municipal de Saúde é essencial para orientar políticas e programas integrados que abordem todas essas dimensões do problema.

Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou que Jaraguá do Sul está entre os municípios beneficiados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a dengue. A vacina é indicada para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de infecção prévia por dengue (sejam soropositivos ou soronegativos). O esquema vacinal recomendado consiste na administração de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Diante dessas medidas preventivas e da importância de uma atuação coordenada e eficaz no combate à dengue, a presença da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde na Câmara Municipal é fundamental para esclarecer a população sobre as ações em andamento e futuras estratégias a serem adotadas. A data para a presença dos profissionais no Legislativo ainda será confirmada.