Moção pede abertura de edital de credenciamento de academias para idosos

Na sessão realizada nesta quinta-feira (2) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, uma moção foi aprovada pelos vereadores manifestando apelo pela abertura de um edital de chamamento público para credenciamento de academias para idosos. A matéria visa atender às necessidades crescentes da população idosa do município.

A moção destaca diversos pontos cruciais, incluindo o expressivo número de idosos atualmente atendidos pelo Centro de Convivência local, bem como a existência de uma lista de espera desses indivíduos ansiosos por participar das atividades oferecidas. Além disso, ressalta a variedade de oficinas disponíveis no Centro, a importância da missão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e o interesse demonstrado pelos idosos em se exercitar em academias.

Um aspecto crucial abordado na moção é o uso das academias ao ar livre por parte dos idosos, realçando a necessidade de supervisão adequada para garantir a segurança e eficácia dessas atividades. Também são mencionados o Fundo Municipal do Direito do Idoso (FMDI), como fonte potencial de recursos, e as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, que orientam a aplicação desses recursos de forma eficiente e transparente.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência da demanda.