GERAR é homenageado pela atuação em desastre no Rio Grande do Sul

Na sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (16) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, uma moção de aplauso foi aprovada por unanimidade em reconhecimento ao trabalho heroico do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento de Jaraguá do Sul (GVBS GERAR). A homenagem destaca o auxílio prestado pela equipe durante o pior desastre natural já registrado na história do Rio Grande do Sul.

O GERAR, sediado em Jaraguá do Sul, foi fundado em 26 de outubro de 2010 e desde então tem sido um exemplo notável do espírito de voluntarismo na região. Composto por bombeiros, policiais militares, profissionais da saúde e resgatistas, o grupo desenvolve ações voluntárias em diversas frentes de atuação, incluindo resgates de alto risco, buscas em mata, estruturas colapsadas, rios, deslizamentos de massa, e participação em eventos esportivos e de risco.

Desde 2011, o GERAR é reconhecido como entidade de utilidade pública em Jaraguá do Sul e, a partir de 2014, recebeu o mesmo título em nível estadual, levando o nome da cidade para todo o estado de Santa Catarina e o Brasil.

Em um ato de altruísmo exemplar, na noite do dia 2 de maio de 2024, o Grupo deslocou-se com 30 voluntários, uma aeronave, sete viaturas e um veículo de apoio para o estado do Rio Grande do Sul, a fim de auxiliar nos resgates das enchentes. Durante dois dias de intensa atuação, até o dia 5 de maio, a equipe colaborou na localização e retirada de 148 vítimas, além de realizar pelo menos 200 atendimentos com aeronave, enquanto a equipe de solo percorreu mais de 30 quilômetros, salvando vidas em meio à tragédia.