Mirins visitam cooperativa de recicláveis

Uma visita realizada pelos vereadores mirins na Cooperativa JVS, uma instituição credenciada pelo Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), proporcionou aos jovens legisladores a oportunidade de conhecer de perto o processo de triagem e destinação dos materiais recicláveis coletados através do Saco Verde. Esta experiência visa aprofundar a compreensão sobre o ciclo de reciclagem na prática e como os materiais descartados podem ser reintegrados de forma eficiente à cadeia produtiva.

Os vereadores mirins estão liderando uma série de iniciativas para sensibilizar a população sobre a importância da reciclagem. Segundo o vereador mirim Riquelme Dutra dos Santos, a iniciativa é crucial para apresentar como ocorre o descarte dos materiais. “Eu acredito que as pessoas que fazem a separação dos materiais recicláveis deveriam ser mais valorizadas. Porque a iniciativa deles não é só importante para a cidade, mas sim para o país e o mundo”, afirmou Riquelme.

Luiz Antônio França, Supervisor de Manejo de Resíduos Sólidos do SAMAE, destacou a importância da Coleta Seletiva no município e a participação dos vereadores mirins neste processo. “A gente percebe que são mais pessoas participando desse processo. Nada melhor do que os adolescentes para estarem divulgando essas informações que eles puderam acompanhar na prática e quais são os materiais que chegam nas cooperativas através da Coleta Seletiva”, comentou França.

Adilson Luiz Dalcanale, responsável pela Cooperativa JVS, participou da visita e compartilhou importantes insights com os jovens legisladores. “Tem pessoas que estão trabalhando neste ramo da reciclagem porque gostam. Então, eu vejo que a grande dificuldade hoje na Coleta Seletiva é a conscientização das pessoas. Pois ainda recebemos restos de comida, roupas, fraldas e absorventes, animais mortos, entre outros”, destacou Adilson.

Até o dia 29 de maio, no Espaço Cultural Prof. Dolcídio Menel, na sede da Câmara Municipal, segue a exposição “Recicle, Transforme, Renove: Adote a Coleta Seletiva”, com o objetivo de educar e conscientizar os cidadãos sobre os benefícios da reciclagem e promover práticas sustentáveis.