Faltas em consultas na Rede Pública de Saúde gera indignação

Na sessão desta terça-feira (19), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul discutiu com indignação a alta taxa de faltas em consultas na Rede Pública de Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, das mais de 200 mil consultas realizadas em 2023, mais de 18 mil pacientes faltaram sem aviso prévio. Este número inclui consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, entre outras.

Foi ressaltado durante a reunião que muitas reclamações chegam aos parlamentares sobre a falta de médico, da falta de enfermeiro, da falta de atendimento e que o atendimento é ruim. Porém, para os vereadores, é preciso ver que o povo também precisa fazer a sua parte. Muitas pessoas ficaram sem atendimento porque essas pessoas não foram às consultas e deixaram o tempo vago, tempo em que outra pessoa poderia ser atendida. Para eles, a população tem que fazer a mea-culpa por essa situação.

Na semana passada, os vereadores também se manifestaram sobre a atual situação vacinal do município. Apesar dos esforços da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que tem investido em campanhas e estendido os horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a adesão da população à vacinação ainda é baixa, especialmente em relação à poliomielite.