Reedição do Programa Incentivando Talentos é sugerida na Câmara

Uma indicação legislativa passou pela pauta da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta semana sugerindo que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realize estudos de viabilidade para a reedição do programa “Incentivando Talentos – Saberes Imateriais”, voltado às sociedades de tiro do município.

O programa, em sua última edição, contemplou 12 sociedades de tiro, concedendo 12 bolsas de R$ 150,00 mensais para cada sociedade, totalizando um investimento de R$ 1.800,00 ao mês por sociedade. Foram beneficiados 144 alunos, que participaram de aulas teóricas e práticas abrangendo a história das sociedades de tiro, a origem dessas organizações, as tradições das competições de tiro ao alvo, além de instruções sobre manuseio e segurança com armas.

Além disso, os instrutores das sociedades de tiro ensinaram aos alunos sobre o folclore germânico, a Marcha de Comandante, e a ritualística de busca do rei e da rainha, entre outras tradições culturais. O sucesso das edições realizadas nos dois últimos anos reforça a importância do programa para a manutenção das tradições da etnia germânica em Jaraguá do Sul.

A justificativa apresentada pelos vereadores destaca a relevância cultural e educativa do programa, que tem contribuído significativamente para a preservação e promoção das tradições germânicas na cidade. A continuidade desta ação é vista como essencial para o desenvolvimento cultural de Jaraguá do Sul e para o fortalecimento do patrimônio imaterial local.

A proposta agora segue para análise da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que deverá avaliar a viabilidade da reedição do programa.