Programa Alunos no Legislativo recebe 500 visitantes no mês de junho

Durante o mês de junho, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul acolheu aproximadamente 500 estudantes no âmbito do programa Alunos no Legislativo. A iniciativa visa promover a compreensão das atribuições e competências do Poder Legislativo, bem como das funções dos vereadores, para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental das redes de ensino municipal, estadual e privada, proporcionando a todos uma experiência educacional enriquecedora. Este conteúdo é parte do currículo escolar, voltado para o conhecimento sobre os três poderes.

O programa é uma oportunidade para os alunos compreenderem a organização política do Brasil, que é constituída pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, os estudantes têm a chance de conhecer a história da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, identificar as funções dos vereadores e entender a estrutura administrativa da Câmara. Outro aspecto importante do programa é a familiarização dos alunos com os programas e ações institucionais da Câmara.

Joel Luis Correa, coordenador dos Programas Institucionais, ressaltou a importância do programa: “A participação dos alunos no programa Alunos no Legislativo é fundamental para a formação de uma consciência cívica e política desde cedo. Eles aprendem na prática como funciona o Poder Legislativo e a importância do papel do vereador na sociedade”.

Os temas abordados nas visitas incluem a organização política do Brasil, a história da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, as funções dos vereadores, a estrutura administrativa da Câmara e os programas e ações institucionais da casa legislativa.

O assistente de Programas Institucionais, Thiago Braga, comentou sobre a experiência dos estudantes durante as visitas: “É gratificante ver o interesse e a curiosidade dos alunos ao conhecerem a Câmara de Vereadores. Eles ficam entusiasmados ao aprender sobre a organização política do nosso país e a história local, o que enriquece o aprendizado escolar”.

Para facilitar a participação das escolas, a Câmara de Vereadores oferece transporte para as instituições interessadas. As escolas podem agendar suas visitas através do e-mail programas@jaraguadosul.sc.leg.br ou pelo telefone 3307-3230.