O Comunidade em Foco desta semana traz um papo com representantes da Sociedade Esportiva e Recreativa Guarany, do bairro Rio da Luz II. O programa foi até a sede da Sociedade conversar com Dirceu Weiss, diretor esportivo, Almiro Weiss, 2° tesoureiro, e Christian Spreedmann, 2° diretor esportivo, para que eles contassem um pouco da história da entidade e do atual momento que ela vive.
Eles ressaltaram que a entidade, desde sua fundação e início das suas atividades em 25 de abril de 1975, está inserida na comunidade em ações com benfeitorias, culturais, cívicas e artísticas. Atualmente, a Guarany realiza duas festas de rei e rainha por ano, além de sua principal atração, a Sommerfest, a festa de verão, que é realizada em outubro. A Sociedade ainda participa de outras festas tradicionais germânicas da região e da maior festa de atiradores do Brasil, a Schützenfest. Aliás, conta Dirceu Weiss, A Sociedade Guarany é uma das poucas que participou de todas as edições da Festa dos Atiradores jaraguaense.
O diretor esportivo ainda salientou que a entidade desempenha um papel fundamental na comunidade do Rio da Luz promovendo o futebol, o tiro esportivo e o bolão em cancha rústica. Para ele, uma das maiores dificuldades da agremiação atualmente é o público e o interesse dos jovens em participar da organização das atividades que mantém a tradição germânica viva. A estrutura também é um dos pontos críticos apontados por Dirceu. Ele confessa que hoje a estrutura da Sociedade está precarizada, mas enfatiza que os membros e associados estão empenhados em busca de melhorias.
Dirceu também falou da inclusão da Sociedade na Lei de Incentivo ao Esporte, o que permite à entidade abrir uma escolinha de tiro esportivo para 120 participantes, desde crianças a adultos e idosos. Confira a entrevista completa: