Método Wolbachia é tema de sugestão para o combate à dengue

Nesta semana, a Câmara de Vereadores teve em sua pauta uma indicação legislativa que propõe que o Executivo Municipal, através da secretaria competente, determine providências para realizar um estudo de viabilidade para a implantação do Método Wolbachia no município. Este método é um mecanismo biológico de combate à dengue que já foi aplicado com sucesso em diversos países, como a Austrália, e em cidades brasileiras, como Niterói.

A Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 50% dos insetos, inclusive em alguns mosquitos. No entanto, não é encontrada naturalmente no Aedes aegypti. Quando presente neste mosquito, a Wolbachia impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam dentro dele, contribuindo para redução destas doenças. O método consiste na liberação de Aedes aegypti com Wolbachia para que se reproduzam com os mosquitos locais, estabelecendo, aos poucos, uma nova população destes insetos, todos com Wolbachia.

A justificativa para a indicação destaca que o Método Wolbachia, ao ser implementado em Niterói, apresentou resultados promissores, com uma redução de 70% nos casos de dengue em aproximadamente três anos, quando comparado com a cidade vizinha, Rio de Janeiro. Além disso, Joinville, cidade vizinha a Jaraguá do Sul, iniciou a implantação do método nesta semana.

A indicação foi enviada ao Executivo para ciência da proposta.