Câmara de Jaraguá do Sul cria a Medalha do Mérito Voluntário

Na sessão desta terça-feira (23), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou um projeto de lei que institui a Medalha do Mérito Voluntário. O objetivo da honraria é reconhecer e valorizar atos de voluntariado no município. O projeto também estabelece que o Dia Municipal do Voluntariado será comemorado anualmente no dia 28 de agosto e incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município.

A Medalha será cunhada em metal bronze, com uma circunferência de 60mm. No fundo liso da medalha será gravado em alto relevo o busto de Jonathan Marcos Garcia, com os dizeres “Mérito Voluntário” na orla superior e “Jonathan Marcos Garcia” na orla inferior. O empresário Jonathan, que faleceu em 2023, era reconhecido pelos seus atos de caridade e trabalho voluntário em prol da sociedade jaraguaense. Em novembro do ano passado, ele foi homenageado com o título de Cidadão Benemérito (in memoriam) pelo Legislativo Municipal.

O reverso da medalha apresentará o escudo do Poder Legislativo Municipal e o Brasão Municipal de Jaraguá do Sul, com os dizeres “O Futuro é Agora” no centro. A medalha será acompanhada por uma fita de gorgorão de seda verde e amarela bandeira, e uma caixa revestida em tecido verde bandeira aveludado.

A honraria será conferida a pessoas vivas, empresas, entidades ou instituições com domicílio no município, que tenham prestado relevantes atos de voluntariado. A entrega da medalha ocorrerá a cada dois anos no mês de agosto, na semana do voluntariado, começando em 2025. Cada vereador poderá fazer uma indicação de homenageado(a). A justificativa do projeto enfatiza o desenvolvimento do município, que é pautado no engajamento dos cidadãos jaraguaenses em ações voluntárias.