Na sessão desta terça-feira (29), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção de aplauso em reconhecimento aos 30 anos de trabalho de Ledir Cleri Dreher como intérprete de Libras. A moção foi apresentada pelas vereadoras Sirley Schapo (Novo) e Nina Santin Camello (PL), destacando a dedicação de Cleri na promoção da acessibilidade e inclusão da comunidade surda na região.
Ledir Cleri Dreher, iniciou seu contato com a Língua Brasileira de Sinais aos 16 anos, quando a convivência com colegas surdos despertou seu interesse pela causa. Aos 17 anos, iniciou sua carreira como estagiária de intérprete de Libras durante sua graduação em Pedagogia na Universidade do Contestado – Campus Canoinhas.
Ao longo de três décadas, Cleri acumulou mais de 3 mil horas de formação em Libras e especializações em áreas como Psicopedagogia Educacional e Tradução e Interpretação em Libras. Em 2010, mudou-se para Jaraguá do Sul, onde atuou como assessora na Secretaria de Educação e, posteriormente, como intérprete em escolas estaduais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional de estudantes surdos.
Desde 2019, a homenageada trabalhou como intérprete de Libras na Câmara Municipal jaraguaense, proporcionando acessibilidade nas sessões legislativas. Além disso, fundou sua própria empresa de acessibilidade em Libras, oferecendo serviços em eventos, cursos, e projetos.
Em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, Cleri afirmou que sente muita gratidão por cada momento de aprendizagem que passou ao lado da comunidade surda e que se sente muito feliz em poder fazer a diferença na vida dessas pessoas. Para ela, a moção faz com que os profissionais que estejam começando na carreira continuem na missão de levar acessibilidade àqueles que precisam.
“Hoje é a quarta profissão mais requisitada do Brasil e nós temos uma demanda muito grande, pois são mais de 10 milhões de surdos no país”, frisou.