Na sessão desta quinta-feira (31) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, representantes da Apae da cidade estiveram presentes para falar sobre a Autodefensoria da entidade. A Autodefensoria é um programa das Apaes que visa dar aos alunos espaço para apresentar sugestões e ideias com o objetivo de garantir e ampliar seus direitos. O autodefensor também tem a função de proteger os interesses dos demais colegas da Apae em que está inserido perante a diretoria e também é o porta voz de seus companheiros diante da sociedade.
Os dois autodefensores titulares da Apae jaraguaense, Diogo de Brito e Bruna Sabrina Bueno Lins, conversaram com os vereadores durante a sessão. A assistente social e assessora do programa, Diana Abreu, explicou que a autodefensoria é uma conquista importante para a pessoa com deficiência. Ela afirmou que esse processo permite que indivíduos com deficiência compreendam e exercitem sua autonomia, aprendendo a lutar pessoalmente pela defesa dos seus direitos e a tomar decisões sobre suas próprias vidas. “O autodefensor é, portanto, alguém que reivindica espaços para expressar suas ideias, desejos, expectativas e necessidades, construindo assim sua própria voz e vez dentro da sociedade”, frisou.
Diana enfatiza que o programa vai além de uma simples prática: é uma filosofia, um movimento político e também um programa de suporte psicoeducacional. Na Apae de Jaraguá do Sul, segundo a assistente social, o programa busca conscientizar as famílias e a sociedade sobre o fato de que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla têm direitos e deveres como qualquer outro cidadão, participando ativamente da comunidade em que vivem.
“A relação entre a família e a instituição é estreitada, assim como o vínculo com a rede de apoio. Entende-se que o usuário não está isolado; ele faz parte de uma família e da comunidade. A sociedade é incentivada a reconhecer e valorizar esses cidadãos, promovendo o empoderamento das pessoas com deficiência, sempre com base na educação e na prática da autodefensoria”, finalizou.