A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realizou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19), uma homenagem em alusão à Semana da Consciência Negra e de Ação Anti-Racista, instituída pela lei n° 5426/2009. Foi realizada uma homenagem com entrega de certificados e flores a pessoas negras em reconhecimento aos seus feitos e contribuição à sociedade jaraguaense. Confira os homenageados:
Janete Marcos Rosa (in memoriam) representada pela sua filha Gisele Rosa – criou o bloco carnavalesco Verde e Rosa
Ivanildo de Souza Pinto – atleta master
Viviane Domingos – trabalha na Gestão do Cadastro Único e Benefícios de Transferência de Renda
Gilmar Fernandes – cabelereiro
José Maria Nunes – 1° diretor do IFSC Jaraguá do Sul
Riquelme Dultra Freitas dos Santos – vereador mirim 2024
Laura Beatriz Martins – vereadora mirim 2024
Estiveram presentes na solenidade, além dos vereadores, o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), José Aparecido Félix, o presidente do Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), Francisco Alves, e o presidente de honra da Comunidade Negra de Jaraguá do Sul (Conejas), Everaldo Correa.
Ao discursar durante a sessão, José Aparecido Félix ressaltou que a homenagem é uma oportunidade de refletir sobre a história e a contribuição da população negra para a sociedade jaraguaense. Para ele, além de reconhecer os desafios que ainda enfrenta a comunidade negra, é fundamental assumirmos um compromisso de luta contra o racismo e a promoção da equidade
“Neste ano temos a honra de homenagear pessoas negras que se destacaram em nossa comunidade por sua contribuição significativa nas áreas de educação, cultura e ativismo social. Essa homenagem representa a força e a resiliência de toda uma população que ao longo da história tem lutado por reconhecimento e igualdade”, frisou.