Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sistema digital para agendar consultas e ar-condicionado em cozinhas escolares são temas da Sessão Mirim dessa quarta (09)

COMPARTILHE

Asfaltamento de vias na Vila Nova e na localidade do Garibaldi também estiveram em pauta

Na manhã dessa quarta-feira (09), os vereadores mirins se reuniram no Plenário Victor Bauer para a 2ª Sessão Ordinária do ano. O momento contou com a presença de 45 alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Luiz Gonzaga Ayroso, do bairro Jaraguá 84. Representantes da unidade escolar e o vereador Cani (PL) também estiveram presentes na sessão.

Durante os trabalhos, os vereadores discutiram e aprovaram dois requerimentos. O primeiro, de autoria do vereador mirim Murilo Correa de Freitas, da Escola Sesi, pede informações ao secretário de saúde, Rogério Luiz da Silva, sobre a implantação de um sistema digital para agendamento de consultas e exames.

O texto leva em conta a realidade da comunicação e da digitalização massiva na sociedade atual, e também contempla as dificuldades que alguns usuários da rede pública de saúde têm ao acessarem celulares, computadores e dispositivos eletrônicos para os agendamentos.

Já a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas escolas da rede municipal de ensino é o tema do segundo requerimento, de autoria da presidente, vereadora mirim Isabelly da Silveira, da E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen. Ela pede informações à secretária de educação, Iraci Müller, sobre a possível implantação dos instrumentos.

O documento considera a indicação nº 847/2025, do vereador Almeida, que também solicita atenção do Executivo para a situação. O objetivo é garantir condições adequadas para os trabalhadores da área, que têm que lidar frequentemente com altas temperaturas nas cozinhas; em especial, por conta de fogões e fornos. O texto também garante que as informações são essenciais para prevenir que alimentos possam apodrecer e perder a qualidade por causa do calor.

Mirins e a Palavra Livre

Ao usar a tribuna, o mirim Daniel de Araújo Bandeira usou a Palavra Livre para representar a Escola Luiz Gonzaga Ayroso. Durante o momento, ele contou a história da unidade escolar e ressaltou o papel de Luiz Gonzaga Ayroso para o desenvolvimento da educação da região da cidade, assim como sua biografia e feitos em Jaraguá do Sul.

Em seguida, as representantes da unidade escolar receberam, à frente da Mesa Diretora, os certificados de participação na sessão.

Já o mirim Luigi Vincenzo Konell Luisi, da E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars, levantou questões sobre o Dia Mundial da Saúde na tribuna, celebrado na segunda, 7 de abril. “Mais do que uma data (…), é um convite à consciência. (…) Saúde é muito mais que ausência de doença, é o equilíbrio, o bem-estar e a qualidade de vida”, ressaltou o jovem parlamentar, lembrando decisões que promovam a saúde no dia a dia e em políticas públicas.

A mirim Laura Güths, da E.M.E.B. Rodolpho Dornbusch, apresentou informações sobre a ADV, a Associação Desportiva de Voleibol de Jaraguá do Sul. Ela declarou que três atletas do grupo conquistaram 1º lugar, junto com a Seleção de Santa Catarina, no campeonato sub-16 feminino no Campeonato Brasileiro das Seleções (CBS).

Além de outras conquistas, a jovem parlamentar reforçou que a prática de esportes na adolescência reforça o bem-estar e o futuro das pessoas. Ela sublinhou vários benefícios trazidos pela realização de atividades físicas constantes.

Indicações

A pauta da sessão contou também com duas indicações. A primeira delas é de autoria do mirim Luigi Vincenzo Konell Luisi, que pede que a Prefeitura pavimente a rua Ângelo Torineli, no bairro Vila Nova. Outra indicação, de autoria da mirim Kauane Isabele Leitzke, da E.M.E.B. Santo Estêvão, pede a pavimentação asfáltica na JGS 382 – Werner Fischer, na localidade do Garibaldi. Ambos textos citam transtornos causados pela falta de asfaltamento nos locais aos moradores.

Pular para o conteúdo