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Os projetos de melhorias para a BR-280, que vão iniciar ainda neste ano, foram discutidos pelos vereadores na sessão da última quinta-feira (4 de fevereiro) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O vereador Justino Pereira da Luz (PT) voltou a falar sobre o assunto quando resolveu prestar contas à comunidade sobre a visita que fez juntamente com o colega de bancada, o secretário da mesa diretora Francisco Alves, e uma comitiva de lideranças comunitárias da região, há duas semanas, ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), João José dos Santos.
Justino informou que reencaminhou a Santos o ofício já entregue ao supervisor do DNIT em Joinville, Antônio Bessa, em 7 de dezembro do ano passado, abordando melhorias necessárias à BR-280, e recebeu a confirmação e cópias dos projetos que serão realizados em todo o trecho da rodovia, de São Francisco do Sul até Canoinhas.
O vereador observou que quase todos os pedidos reunidos por representantes das associações de moradores de bairros que ficam ao longo da BR no trecho que ela cruza Jaraguá do Sul e pelo Centro Universitário/Unerj devem ser contemplados.
Ele apresentou imagens da reunião e todos os projetos de solução para as travessias ao longo da BR do posto Marcolla até Corupá. Uma das obras mais importantes é o trevo de acesso à Unerj, com duas alças laterais, uma reivindicação de anos, “que neste ano sai do papel com certeza”.
Justino ainda informou que também está garantido bueiro na entrada do bairro Estrada Nova, que evitará os constantes alagamentos na região, e acesso entre os bairros Nereu Ramos e Ribeirão Cavalo, além de melhorias no acostamento em todo o trecho. Ele se dispôs a fornecer as cópias dos documentos aos interessados, para que acompanhem o desenvolvimento das obras. “Não se pode brincar com a vida das pessoas”, destacou Justino.
O vereador Jaime Negherbon (PMDB) questionou o vereador sobre a religação da energia elétrica em trecho que estava desabastecido. Justino disse que os postes estavam sendo recolocados e deveria tudo ficar pronto até sexta-feira.
Francisco Alves lembrou também de outra obra importante – o elevado que será feito em parceria com todas as esferas governamentais no acesso aos bairros Vieira e João Pessoa. “Temos muitas pessoas que dependem deste acesso”, destacou. Justino classificou esta como a primeira grande obra tripartite do município, em que a Prefeitura arcará com os custos de desapropriações estimados entre R$ 5 milhões a R$ 7 milhões, o governo federal também com R$ 5 milhões e o estadual também em torno deste valor.
[b]E A DUPLICAÇÃO, COMO FICA?[/b]
O vereador Ademar Possamai (DEM) se mostrou reticente quanto ao andamento das obras. Disse que quando se fala em DNIT tem um problema mais sério e grande que é a duplicação da BR-280. “O governo federal que está devendo esta obra para Jaraguá do Sul. Estes remendos não seriam desculpas para fazer a duplicação só em 2025? O assunto precisa ser esgotado”, cobrou. No seu conceito, está faltando de fato é vontade política de contribuir com Jaraguá do Sul e região.
Jaime disse que se quer realmente que a BR-280 saia do papel é preciso muito empenho e também representatividade política. Lembrou que se corre o risco de perder a duplicação da BR-280 para a BR-470, de Blumenau a Rio do Sul, justamente por falta de representação política. Possamai respondeu que acha que há desculpas para atrasar o projeto e que falta vontade política para contribuir com Jaraguá do Sul.
Justino reconhece que a duplicação é uma prioridade, mas lembrou que com certeza houve muitas melhorias nos últimos dez anos. “Antes era preferível andar a cavalo, porque carro não passava, hoje se faz Joinville em 35 minutos, andando na velocidade padrão para a rodovia, sem falar que a BR-280 não oferece dificuldade de acesso ao transporte pesado, tanto que passam vários transformadores que a Weg produz. Não existe tentativa do governo federal em postergar o início desta obra”, garantiu.
O vereador lembrou ainda que em audiência pública realizada no dia 30 de setembro de 2009, todos os projetos foram apresentados e segundo o superintendente João José, a obra deve iniciar em julho deste ano. “Não que dependa apenas do Ibama (Justino se referiu aos aspectos ambientais que teriam que ser resolvidos para abrir o novo traçado, bem como há restrições da Funai a respeito das duas áreas habitadas por indígenas em Araquari), mas porque licitação federal demora um pouco mais”.
[i]Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP[/i]