Vídeo retrata estado dos pontos de ônibus

Vereador Eugênio Juraszek

Um vídeo produzido pela TV Câmara e apresentado na sessão desta quinta-feira, 21, registrou a situação dos pontos de ônibus nos bairros de Jaraguá do Sul. No início da semana, os vereadores João Fiamoncini, Eugênio Juraszek e Jocimar Lima fizeram uma vistoria aos abrigos, a partir da reclamação de usuários do transporte coletivo.

O vereador Jocimar Lima avaliou como positiva a vistoria, pois os parlamentares puderam verificar de perto a realidade vivida pelos munícipes e constatar a necessidade de melhorias nas estruturas. Ele também elogiou a iniciativa da Diretoria de Trânsito em proceder os estudos, mostrando-se sensível com a situação precária dos abrigos.

Presidente da Comissão de Transportes da Câmara, Eugênio Juraszek relatou que os problemas vão desde a tinta utilizada, que não é própria para a finalidade, a estrutura, que não foi galvanizada, e às telhas, que não são ecológicas. Além disto, não há padronização de modelos.

João Fiamoncini sugeriu que o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência seja envolvido nas discussões, pois, na visão dele, o maior problema é a falta de acessibilidade. O presidente do conselho, Alberto Maciel Costa, assistia à sessão. O vereador comentou a existência de uma lei municipal de 1959 que obriga os proprietários a construírem as calçadas no prazo de seis meses após a pavimentação da rua. “O que falta é colocar em prática”, comentou.